SOBRE A

BANDA

LHEIRA

Quem Somos

A Bandalheira é um dos grupos folclóricos mais tradicionais e conhecidos da cidade de Ouro Preto, no qual seus integrantes, devidamente uniformizados e com um penico na cabeça, marcham em ritmo forte pelas ruas da cidade tocando instrumentos de todas as épocas em perfeita sintonia e levando alegria, música e irreverência por onde passa. Somos uma sátira e uma homenagem às bandas civis e militares, que em suas apresentações levam boa música ao público. Temos o orgulho de ser, provavelmente, o grupo cultural mais democrático da história, pois para desfilar na Bandalheira é preciso tão somente estar trajando o uniforme completo. Não é preciso, nem mesmo, saber tocar o instrumento escolhido para desfilar.

História

A Bandalheira foi fundada em 10 de janeiro de 1972, pelo então estudante de farmácia Virgílio Augusto Alves. Naquele mesmo ano, num Domingo, às 16:00 horas, a Bandalheira desfilou pela primeira vez pelas ruas do centro histórico da cidade de Ouro Preto. Naquele histórico dia, os vinte e poucos componentes, desfilaram fantasiados e, cada um vestiu da maneira que achou melhor. O tradicional uniforme da Bandalheira, hoje tão conhecido, foi idealizado pelo Virgílio, no terceiro dia de carnaval, uma terça feira do Reinado de Momo. O tradicional uniforme é composto de: Calça Preta; camisa branca de manga comprida; gravata língua de vaca preta; bota preta ou sapato preto; penico esmaltado de cor branca; cinto preto e papel higiênico. A Bandalheira é uma sátira de uma Banda Militar, onde o penico imita o capacete. Virgílio, durante muitos anos comandou a Bandalheira, indo à frente como maestro, hoje essa tarefa é feita por Ademir Alves, também irmão de Virgílio e Alcindo.
Hoje, passados 44 anos de sua criação, a Bandalheira cresceu, saindo dos valorosos 20 componentes, para mais de 200 atuais participantes, com previsão de crescer ainda mais. Desde o primeiro Carnaval, tem a Bandalheira desfilado, sempre, no Domingo e na terça feira de carnaval. No Domingo de Carnaval, o número de participantes é sempre maior que o número de participantes de terça feira, isso devido ao grande número de pessoas de outras cidades que vêm para participar e desfilar conosco. Por ter se tornado um conjunto folclórico, a Bandalheira é hoje convidada a participar de vários eventos, tanto profanos quanto Religiosos, em Ouro Preto e em cidades vizinhas.
Em 21 de Outubro de 2002, Alcindo Alves Filho, irmão do Fundador, escreveu o Hino da Bandalheira, com revisão do Maestro Marcio Miranda Pontes e Itatiaia, que tem seu início assim: “Bandalheira componentes, somos amigos, somos irmãos. Marchamos com alegria, porque somos família. Nosso lema é a união, fantástica emoção. Bandalheira...”
Somos todos família, componentes e admiradores.
Bandalheira, ontem hoje e sempre!

Sobre os Desfiles

Nossos principais desfiles acontecem no Carnaval de Ouro Preto, no domingo e terça-feira de Carnaval. Na segunda-feira de Carnaval temos o desfile da Bandalheira Mirim, composta pelos nossos integrantes mais novos, crianças e jovens de até 18 anos. Temos também como compromisso anual o toque pré-carnaval para os nossos irmãos da melhor idade no Lar São Vicente de Paulo e a “Queima do Judas” que acontece sempre no Domingo de Páscoa.
Temos em nossa história vários convites para desfiles em outras festas, cidades e localidades. Belo Horizonte, Mariana, Rodrigo Silva, Padre Viegas estão entre os locais onde tivemos a felicidade de desfilar. Também já tivemos participação em outras festas e eventos na própria cidade de Ouro Preto, como no Festival de Inverno, na Estação Ciência, no Aniversário de Ouro Preto, no Baile da Escola de Minas, dentre outros.
Importante salientar que a Bandalheira, a despeito do nome, é um grupo cultural que, além da alegria e irreverência, preza pela organização, pelo respeito, pelos bons modos e pela harmonia. Portando, todo aquele que se identificar com nosso grupo e com esses valores será sempre bem vindo!

Perguntas Frequentes

No domingo e na terça-feira ocorrem os desfiles da bandalheira dos adultos. Na segunda-feira desfila a bandalheira mirim. A concentração é sempre a partir de 12h e o desfile parte às 15h.
Sempre em nossa sede, localizada na rua donato da fonseca, nº 58, bairro rosário, ouro preto – mg.
Claro, se você tiver alegria e disposição de sobra, será muito bem vindo!
Não, para desfilar na bandalheira não é preciso tirar dinheiro do bolso.
Não, toda a composição do uniforme deve estar de acordo com as cores especificadas.
Sim, desde que o tênis seja completamente preto, não há problema.
Não, o uniforme deve estar completo e dentro das cores estabelecidas. O penico deve ser branco.
Não, a gravata deve ser no modelo mais comum, também chamado de “língua de vaca”.
Não, pois esses instrumentos são de escola de samba. Os instrumentos utilizados devem ser semelhantes aos das bandas civis e militares.
Sim, no carnaval fazemos uma parada no bairro antônio dias para repor as energias.
Entre em contato conosco pelo formulário ao final da página ou pelo email bandalheirafolclorica@gmail.com.